PORTUGAL 2030

    INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

    Abertura de concurso prevista para 28/06/2024

    Projetos de Internacionalização das PME

    Operações Individuais, em conjunto ou em parceria



    FINALIDADES E OBJETIVOS

    Reforçar a base exportadora, o aumento o número de novas empresas exportadoras, ou incrementando o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam.


    TIPOLOGIAS DAS OPERAÇÕES

    Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos

    Marketing internacional

    Presença online e e-commerce

    Criação e promoção internacional de marcas

    Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas

    Qualidade e certificação específica para os mercados externos



    BENEFICÁRIAS

    Nas candidaturas apresentadas individualmente são beneficiários as PME. 


    Nas candidaturas apresentadas em conjunto ou em parceria são beneficiárias as entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos de natureza associativa e com atividades dirigidas às PME, nomeadamente, associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística e outras entidades não empresariais do sistema de I&I, bem como as empresas PME participantes que incorram em custos individuais. 

    DESPESAS ELEGÍVEIS

    Custos dos equipamentos necessários para a aplicação de novos métodos organizacionais, incluindo software, na medida em que forem utilizados na operação, e durante a execução da mesma, e apenas se forem utilizados exclusivamente no estabelecimento do beneficiário


    Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios, nos termos a definir em aviso para apresentação de candidaturas


    Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand


    Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, designadamente: 


    Campanhas de marketing nos mercados externos

    Despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento;

    Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços

    Custos de conceção e registo de novas marcas;

    Custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca

    Custos de obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial


    Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos; 

    No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, custos com o acompanhamento e desenvolvimento da operação, incluindo ações de divulgação, sensibilização e disseminação dos resultados, estudos, e custos com pessoal
    TAXAS DE FINANCIAMENTO

    A taxa de financiamento das operações é de até 50 %


    No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, a taxa de financiamento dos custos elegíveis com o acompanhamento e desenvolvimento da operação pode ser de até 75 %

    PERÍODO DE CANDIDATURA

    O período de candidaturas decorre entre maio e agosto de 2024

    NEWSLETTER